Não é novidade que a natação é considerada um esporte completo, pois sua prática trabalha todos os grupos musculares, se praticados os quatro estilos (crawl, costas, peito e borboleta), além de trabalhar o sistema cardíaco e respiratório, auxiliando na prática de outros esportes, e de seu efeito terapêutico, em virtude da concentração necessária, aliviando o stress do dia-a-dia. 

As informações e dicas têm o objetivo de auxiliar na tomada de decisão para a prática da natação e, em caso positivo, auxiliar na compra do equipamento e adaptação ao novo esporte. 

AQUECIMENTO

PREPARASURF / PROF. MAURÍCIO OLIVEIRA
preparasurf.com.br

O aquecimento é fundamental para o desenvolvimento da atividade física, pois busca a elevação da temperatura corporal, permitindo um aumento gradual das solicitações metabólicas, porque o corpo precisa ser condicionado e adaptado, predispondo a musculatura atuante para os movimentos que serão executados e tornando o desempenho físico mais eficaz.

 

Proporcionando um alerta para problemas músculo esqueléticos e cardiorrespiratórios, seu benefício principal é a redução da probabilidade de lesões, pois músculos aquecidos tornam-se mais alongáveis, movem-se mais rapidamente e geram força com maior eficácia, aumenta progressivamente a frequência cardíaca, a pressão sanguínea e o consumo de oxigênio.

 

Não existe uma quantidade de exercícios ou distância específica a ser percorrida durante o aquecimento, mas, quanto maior a quantidade de músculos envolvidos na atividade, maior a necessidade do tempo de aquecimento.

 

Portanto, aqueça sempre e faça dele um ritual tão importante quanto seu esporte ou atividade física.

NATAÇÃO

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