BIKE

EQUIPAMENTOS

Capacete - Evita a principal causa de mortes entre ciclistas, o traumatismo craniano; 

 

Óculos de sol - Protegem os olhos contra raios solares e a poeira do asfalto; 

 

Luvas - As luvas são muito importantes, pois em caso de queda, as mãos são as primeiras a serem apoiadas no chão e sem elas, o ferimento é certo.

Existem 02 tipos de luvas, abertas e fechadas, ficando a escolha a critério do ciclista, de acordo com sua modalidade.

 

Mochila - Não vale exagerar no peso. É útil para carregar uma muda de roupas e um lanche ou fruta; 

 

Squeeze - É o grande aliado contra desidratação. Dê um belo gole a cada 20 minutos. Vale água mineral, isotônico ou água de coco.

 

Bermuda almofadada - Aplaca o desconforto na virilha e no bumbum, durante o passeio.

 

Frequencímetro - É indicado para medir os batimentos cardíacos e dosar a intensidade (utilizado também por praticantes de corrida ou cooper);

 

Tênis - Os iniciantes podem usar os de academia, com sola mais fina. Os experientes usufruem melhor das sapatilhas.

 

Selim ou banco - Para mulheres, que tem região da bacia mais larga, ele deve ter a base ampla e a ponta mais curta e larga. O dos homens pode ser mais comprido e estreito.

 

Pedais - Há modelos como o de encaixe, em que uma mola é presa ao pé do ciclista; o plataforma, mais tradicional; e o estilo presilha, que mantém o pé grudado ali.

 

Pneus - Seu desenho e suas saliências variam em função do terreno onde pedala. Estradas pedregosas, por exemplo, exigem pneus com saliências maiores.

 

Posição dos braços - O ideal é mate-los semiflexionados para suportar o impacto do terreno.

 

Posição das pernas - Elas não devem se esticar muito quando o pedal é empurrado para baixo. Os joelhos devem ficar levemente flexionados.

 

Para evitar cãibras - Mantenha o pé paralelo ao solo e evite forçar o calcanhar para baixo nas subidas. Assim, os músculos não são sobrecarregados.

 

Para perder peso - Pedalar também ajuda a perder uns quilinhos e para atingir seu objetivo, basta ficar de olho nos batimentos cardíacos utilizando a fórmula FCM (Frequência Cardíaca Máxima) e manter a frequência acima de 60% do resultado obtido, conforme exemplos abaixo:

 

Homens: 220 - idade (48) = 172 FCM x 60% = 103 bpm (batimentos por minuto);

 

Mulheres: 230 - idade (45) =185 FCM x 60% = 111 bpm (batimentos por minuto).

 

Para pedalar a noite - Equipe sua bike com farol na frente, lanternas na traseira e utilize colete e capacete com faixas refletivas.

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