Para você que vê e olha as publicações de vários grupos de ciclismos de MTB e tem um desejo enorme de encarar o desafio de pedalar nas trilhas desse Brasil, mas nunca teve oportunidade, chegou a sua hora!

MOUNTAIN

BIKE

PARA VOCÊ COMEÇAR A PRATICAR

alcyone@bikeassist.com.br
bikeassist.com.br

 

Como em qualquer atividade, o conhecimento preliminar fará com que você esteja minimamente preparado para adentrar nos ambientes mais lindos, charmosos, paradisíacos, assim como rudes e inóspitos, mas com uma preparação prévia, tenha certeza de uma coisa, você terá a capacidade física para iniciar nesse esporte e para isso basta só ter vontade, respeito por si, pela natureza e alguns procedimentos de segurança.

Como premissa, entendo que você já sabe andar de bicicleta e que tenha vontade para ir às trilhas, mas ainda não foi por insegurança, receio, falta de oportunidade ou de um empurrãozinho.

Os americanos dizem, “Primeiro as primeiras coisas”, então vamos ao básico: iniciando por sua bicicleta, quais equipamentos são adequados para você praticar o MTB com segurança e quais estão disponíveis no mercado do ciclismo.

Existe, no mercado brasileiro, uma quantidade enorme de bicicletas para vender, algumas com cara de MTB, mas não o são, e você tem que estar preparado para distingui-las das bicicletas comuns, como segue:

A MTB é uma bike que possui algumas características, sendo a principal é que tenha amortecedor dianteiro, como básico, pois alivia o impacto na trilhas, com pedras e lombadas. Há também a MTB FULL, com amortecedor traseiro, bem usado, com o valor mais salgado da bike, mas que torna a prática mais confortável;

O pneu é diferenciado, sendo identificado no mercado como biscoito ou com travas, como os pneus de carros fora de estrada (jipes, pick-pus, etc..), ideais para os terrenos que irá enfrentar;

Os câmbios dianteiro, traseiro e passador, tem que ser no mínimo um Altus da SHIMANO, por possuírem uma regulagem adequada e rápida na mudança das marchas;

Dica: Após comprar a sua bike, você ainda vai ter que investir em equipamentos sem os quais você não deve pedalar, já que nas trilhas não tem água, borracharia, lanchonete e hospital. Ah, também não tem loja de roupas.

 

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon