
surf
O surf é um esporte muito divertido, que basicamente consiste em descer uma onda, equilibrado em cima de uma prancha. Pode parecer fácil, mas é necessário que o surfista tenha uma série de conhecimentos que antecedem o domínio das sábias posições que permitem "pegar a onda".
No entanto, todos podem aprender a surfar, independentemente de sua idade, condição física ou deficiência, desde que esteja disposto a passar pelo processo de aprendizagem. Para facilitar, preparamos informações e dicas que ajudarão a superar cada etapa.
COMO CONSERVAR SUA PRANCHA
MARQUINHOS - OFICINA DE MANUTENÇÃO DE PRANCHAS - SURF TRIP
j-delgado@ig.com.br
Pranchas de poliester/resina (bloco de poliuretano)
1 - Ao sair do mar, lavar sempre com água doce e verificar se houve algum dano.
2 - Caso tenha ocorrido algum dano, para evitar pequenas infiltrações, usar a fita adesiva Silver Tape ou similar ou, de preferência, resina de secagem rápida.
3 - Quando os danos forem maiores e o buraco for grande, lavar com água doce, pois faz com que o bloco da prancha seque mais rápido para realizar o reparo, e/ou leve para uma oficina de manutenção.
4 - Nunca deixe as fitas tapa buraco por muito tempo, sempre retirando quando terminar a sessão de surf.
5 - Evite deixar a prancha exposta ao sol, pois, além de isso fazê-la amarelar mais rápido, no caso de pranchas com partes brancas, também pode causar a regressão do bloco e bolhas em sua superfície, favorecendo seu enfraquecimento. Outra situação que leva ao mesmo resultado é deixar a prancha trancada dentro do carro, sob o sol.
6 - Normalmente os custos dos reparos de uma prancha de surf não são altos, mas, sempre que for realizá-los, procure por profissionais confiáveis, pois um mau conserto pode levar a danos futuros e irreparáveis, causando a perda do equipamento.
Pranchas de epóxi (bloco de isopor)
Para pranchas de epóxi, devem ser tomados os mesmos cuidados supracitados, com algumas ressalvas:
1 - Sempre que acontecer algum dano, sair rápido da água, lavar o local com água doce e deixar secar.
2 - Quando ela estiver bem seca, realizar o reparo com cola Araldite ou Durepox líquido e deixar secar por 10 ou 15 minutos, antes de voltar para a água.
3 - Quando o dano for muito grande, o melhor é encerrar a sessão com a prancha, deixar secar e levá-la para um profissional confiável.
4 - Sempre que for levar a prancha para reparos, avisar que é de epóxi, pois o isopor derrete ao entrar em contato com a resina de poliéster.