BIKE

USANDO O CÂMBIO E MUDANDO AS MARCHAS

O segredo para mudar as marchas é manter a velocidade média de giro da perna (cadência) o mais constante possível, mudando as marchas conforme a necessidade, exatamente como no uso do câmbio do carro. 
Como suas pernas são o motor, há um momento correto para mudar as marchas, entre o girando demais e o forçando muito, não importando em que marcha está, o número que aparece no visor ou a marcha que você ser ideal para aquele trecho, e são elas, suas pernas, que vão dizer se a pedalada deve ser mais pesada ou mais leve.

Atenção: para quase todas as bikes com câmbio vendidas no Brasil, as mudanças de marchas devem ser feitas sempre pedalando. 

1. Mão direita para o câmbio traseiro, mão esquerda para câmbio dianteiro;
2. Quanto maior o número no indicador do acionador de câmbio, mais duro de pedalar fica e mais veloz a bicicleta vai;
3. Nos acionadores de câmbio que tem duas alavancas, a maior amolece e a menor endurece o pedalar;
4. Aprenda usando só o câmbio traseiro (mão direita);
5. Esqueça o câmbio dianteiro por enquanto (mão esquerda);
6. Só acione o câmbio pedalando;
7. Não olhe para os números do acionador;
8. Sempre pedalando, brinque com o acionador para sentir a diferença;
9. Descubra o que acontece com as pernas, cada vez que é acionado o câmbio;
10. Mude uma marcha por vez e descubra quando fica mais cômodo pedalar;
11. Automatize sua reação.
12. Aprenda a sentir as mudanças de seu ritmo de pedalada, causadas pelas mudanças de inclinação ou vento do trajeto;
13. Procure manter o pedalar entre 60 e 90 voltas por minuto (cadência);
14. Quanto mais constante melhor, portanto, sempre que necessário, use o câmbio;
15. Mude a marcha pedalando, de preferência diminuindo a força no pedal no exato momento da troca de marcha;
16. No começo pode parecer chato, mas depois fica automático;
17. Muito importante: O câmbio dianteiro não engata sob pressão, não importando se a bike é barata ou uma caríssima profissional e assim como o câmbio traseiro, o dianteiro não aguenta desaforo, sendo necessário suavizar a pedalada no momento da troca de marchas.
18. Quando há 03 coroas no câmbio dianteiro, a coroa do meio é para qualquer situação, a maior é para descidas ou velocidade e a menor é para subidas fortes;
19. No acionador de câmbio esquerdo, o número 1 é a coroa menor, o 2 é a do meio e o 3 é a maior;
20. Aprenda a usar o câmbio traseiro com a corrente na coroa do meio (número 2);
21. No caso de ter só 02 coroas, use a menor;
22. Só quando estiver firme no uso do câmbio traseiro é que se deve começar a usar o dianteiro;
23. Se tiver que fazer uma subida forte e ainda não tem muita prática com o câmbio dianteiro, mude a marcha para a coroa menor antes da subida;

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