SLACKLINE

BENEFÍCIOS

Equilíbrio

O equilíbrio é a principal habilidade motora desenvolvida durante a prática do Slackline, pois o balanço da fita nos obriga a manter o corpo o mais ereto possível e para atingir o objetivo, que é atravessar todo o percurso da fita, não podendo deixar de lado a leveza.
 

Concentração

Como, na maioria das vezes, o slackline é praticado com amigos, em lugares abertos e com movimento ao redor, é fundamental o foco constante na atividade.
 

Força Muscular

A maioria de nossos músculos é solicitada para a tarefa de atravessar a fita, sendo o quadríceps e o glúteo os primeiros a serem percebidos, e com o balançar da fita, outros mais internos e os estabilizadores serão recrutados, sendo que a força necessária na prática pode ser maior no princípio.

O tronco ereto e os músculos abdominais também em contração, são fundamentais para o equilíbrio geral e não menos importantes, braços, ombros e costas serão solicitados, fazendo um contra balanço corporal ao movimentarem-se de um lado para outro, trazendo a percepção de que a maioria dos grandes músculos corporais participam ativamente, durante a prática de caminhar sobre o Slack.

 

Aspectos Psicológicos

A prática do slackline, além de desenvolver as habilidades motoras, consciência corporal e reeducação postural, estimula capacidades cognitivas, como o desenvolvimento do raciocínio lógico, exercita a capacidade de planejamento, e aprimora competências como a atenção, disciplina e determinação. 

O equilíbrio emocional também é estimulado, pois como as tentativas e quedas são inerentes à prática do Slackline, a repetição ou treinamento e a dedicação farão toda a diferença, reforçando a auto-estima e encorajando o enfrentamento do medo e da vergonha, que podem afastar definitivamente o indivíduo do esporte. 

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