O surf é um esporte muito divertido, que basicamente consiste em descer uma onda, equilibrado em cima de uma prancha. Pode parecer  fácil, mas é necessário que o surfista tenha uma série de conhecimentos que antecedem o domínio das sábias posições que permitem "pegar a onda".

No entanto, todos podem aprender a surfar, independentemente de sua idade, condição física ou deficiência, desde que esteja disposto a passar pelo processo de aprendizagem. Para facilitar, preparamos informações e dicas que ajudarão a superar cada etapa.​

DICAS DE SEGURANÇA

Escolha praias de uso misto, adequadas para banhistas e surfistas, com guarda-vidas e, se possível, escolinhas de surf disponíveis, caso você deseje obter instruções.

Antes de entrar na água, reserve de 10 a 15 minutos para fazer o alongamento e o aquecimento adequados, pois ambos previnem dores e possíveis lesões.

Não entre na água sem o equipamento básico completo: prancha com parafina e leash conferido, além da roupa adequada para o momento (borracha, bermuda, lycra, etc..).

Observe onde estão os grupos de surfistas e escolha o que considerar mais adequado, de acordo com suas habilidades.

Não se afaste muito da praia e não fique próximo às pedras;

Não surfe de estômago cheio ou em jejum;

Se você não tem certeza se sabe nadar, é porque não sabe. Faça natação; além de salvar sua vida, vai melhorar sua resistência, condição física e remada;

Se for pego por uma correnteza, nunca nade contra ela e não largue sua prancha. Mantenha a calma e reme perpendicularmente até sair dela. Não tenha vergonha de pedir ajuda.

Existem diversos equipamentos complementares que podem ajudar até que você sinta mais segurança na água, como camisetas infláveis, colete salva-vidas e luvas para remada. Você pode utilizá-los sem medo, pois o que vale é a sua segurança.

surf

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon