Quando se pensa nesse esporte, é muito comum a seguinte pergunta: O que é ou como é o Muay Thai? 

A melhor definição, segundo nosso parceiro, é que: “É tipo Boxe, mas com chutes, cotoveladas e joelhadas”, sendo também conhecido e chamado de “luta das 8 armas” (punhos, cotovelos, canelas e joelhos) e como toda arte marcial, exige muita resistência e preparação física dos seus praticantes.

MUAY THAI

OS EQUIPAMENTOS E VESTIMENTAS

- O short precisa ser específico, pois o corte dele é feito para melhor flexibilidade e agilidade nos golpes com as pernas, além da beleza e cores tradicionais, que te aproximam mais do que é no seu país de origem.

- As luvas têm diferença na espessura, medidas por uma unidade chamada “onça”, sendo que lutadores profissionais usam luvas de 8 a 10 onças, que são extremamente finas, mas para treinos e lutadores iniciantes, as luvas ideais são de 12 a 16 onças. 

Também existe a luva bate-saco, que deixa os dedos expostos, e é utilizada apenas, como o nome sugere, para fazer atividades com saco de pancada.

- O protetor bucal, feito de um tipo de borracha, vai impedir que seus lábios se cortem em atrito com os dentes.

Dica: Fale com seu odontologista e peça para ele lhe fazer um sob medida ou indicar quem faça, que lhe trará maior conforto e segurança.

- A coquilha tem apenas uma função, porém muito específica e importante, que é proteger suas “partes baixas”.

Para as mulheres, é indicado a utilização de um top bem justo para proteger os seios.

- A caneleira é geralmente utilizada em lutas treinos (com sparring) ou para atividades que exijam o uso das canelas em atrito com outras canelas ou com objetos que possam machucar o praticante. Elas garantem que o lutador não vai sofrer nenhum tipo de lesão, assim como seu/sua parceiro(a) de treino.

- Ataduras nada mais são do que faixas de pano ou aquelas faixas que compramos em farmácias, que são utilizadas para proteger as mãos de cortes assim como evitar torção nos punhos.

- O capacete é usado tanto em sparring, quanto em lutas amadoras, podendo ele ser “aberto” onde se tem a opção de usar com uma grade protetora ou sem ela, ou “fechado”, que não tem grade, mas abrange maior parte do rosto, protegendo os praticantes de qualquer lesão facial.

- Mongkon: é uma espécie de arco, geralmente feita de pano, que o professor dá ao seu aluno quando ele está pronto pra ser um lutador profissional. Nas lutas o competidor entra com o mongkon no ringue e antes de iniciar a luta o próprio treinador retira-o da cabeça de seu aprendiz.

- Paprachiat: também conhecido como Prajied ou Kruang, o paprachiat é um tipo de bracelete que, na Tailândia era usado tradicionalmente como um artigo sagrado, cheio de significados e confeccionado com tecidos especiais. Hoje em dia é como sabemos qual a graduação do praticante, através da cor do seu paprachiat.

- Phuang Malai: é uma guirlanda de flores que os lutadores penduram em seus pescoços ao entrar no ringue. Este, geralmente é oferecido pelos amigos do lutador, com intuito de dar boa sorte na luta.

Para os lutadores profissionais, os equipamentos exigidos são apenas o short específico para Muay Thai, luvas, protetor bucal e coquilha, um protetor das partes íntimas. Também existem algumas vestimentas típicas, que são usadas em dias de luta, como o “mongkon”, o phuang malai,e o paprachiat.

Nas academias, quando se está iniciando a prática da modalidade, exige-se mais equipamentos, como por exemplo a caneleira, ataduras e capacete.

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon