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8 benefícios do slackline para a sua saúde

June 18, 2018

 

O slackline surgiu nos Estados Unidos durante a década de 1980, mas apenas nos últimos anos tem ganhado adeptos em vários lugares do mundo. No Brasil, chegou primeiro a cidades litorâneas, como o Rio de Janeiro, mas já encontra praticantes em parques de vários outros municípios.

O exercício consiste em se equilibrar em uma corda ou fita amarrada a uma certa altura do chão. Como toda atividade física, o slackline traz uma série de benefícios para o corpo e a mente. Confira oito dessas vantagens:

 

1. Trabalho muscular completo

Equilibrar-se em uma fita de slackline requer que você use vários grupos musculares ao mesmo tempo. A técnica mais indicada é a de manter a parte inferior do corpo estática e tentar se mover apenas dos quadris para cima para se manter equilibrado.

2. Melhorar o equilíbrio

O equilíbrio é fundamental em nossa vida – não apenas o físico, mas também o psicológico. Ao aprimorar essa sua característica com o slackline, toda a sua coordenação em outras atividades também vai melhorar como consequência.

3. Melhorar a postura

A maior parte da força para o slackline está localizada nos músculos centrais do corpo. Ao manter a postura ereta para conseguir ficar equilibrado, você fortalece também os músculos das costas e a coluna vertebral, evitando a má postura e dores na região.

4. Meditação

É necessária uma intensa concentração para que você não caia da corda. Na meditação tradicional, você reflete sobre assuntos internos. No slackline, essa meditação sai de dentro de seu corpo criando um desafio físico e mental para mantê-lo em pé. Isso cria um estado zen, com a mente clara e focada no objetivo.

5. Aumentar a memória

Um estudo publicado em 2011 mostrou que a prática do slackline aumentou a plasticidade estrutural e funcional do hipocampo, a região do cérebro responsável pela memória.

6. Melhorar sua atenção

Para se manter equilibrado, é necessário um foco intenso no exercício que está sendo executado. Praticar slackline diariamente ajuda a ter mais controle sobre pensamentos negativos e a se concentrar em outras atividades do dia a dia quando você as pratica.

7. Vitamina D

A maioria das pessoas pratica o slackline em lugares abertos, e essa exposição ao Sol aumenta os níveis de vitamina D em seu corpo. Sem contar, é claro, que a apreciação da natureza ajuda na sensação de relaxamento e prazer.

8. Promover a interação social

Dificilmente alguém começa sozinho no slackline: a maioria das pessoas pratica o esporte junto com alguém experiente no assunto e na companhia de amigos. Essa interação social é fundamental para a nossa saúde mental.

 

Fonte: Mega Curioso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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