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Os cuidados para praticar CrossFit

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O CrossFit foi criado pelo americano Greg Glassman e tem sua essência ligado aos treinamentos militares e das tropas de elite do mundo inteiro. É uma modalidade que utiliza os objetos do dia-a-dia para ajudar na melhora de nossa condição física, tais como: pneus, sacos de areia, pedaços de madeira, cordas, blocos de cimento, barras para se pendurar e etc.

 

É conhecimento também como treino funcional, ou seja, é um treinamento que capacita o corpo a fazer qualquer função do dia-a-dia sem a menor dificuldade, e é por essa razão que é comum ver pessoas subindo escadas correndo, escalando muros, levantando peso, saltando obstáculos e etc. No CrossFit o que vale é ser criativo.

 

Quando bem orientado é um tipo de treinamento que não tem restrição de idade, podendo ser feito por homens e mulheres de todas as idades, inclusive deficientes físicos. Claro, vale lembrar que a intensidade do treino varia de pessoa para pessoa e somente aquelas com restrições médicas podem ficar de fora desta pratica tão saudável e importante para nossa saúde, corporal e mental.

 

Para se atingir bons resultados com os treinos, é primordial ser bem conduzido por um profissional que conheça a técnica, desta maneira, os treinos poderão ser mais significativos e eficazes para um determinado fim. Por se tratar de movimentos que exigem grandes grupos musculares, esse tipo de pratica conta com um gasto calórico maior que um treino de musculação convencional.

 

Em outras palavras, ajuda perder gordura e ainda tonifica o corpo com mais velocidade e eficácia. Em níveis mais avançados a exigência cardiorrespiratória é bem mais acentuada, o que melhora o condicionamento físico, aumentando ainda mais o gasto calórico ao longo do dia, devido ao aumento do metabolismo durante os treinos.

 

Vale ressaltar que existem casos de lesões durante a modalidade, no entanto, esse tipo de acidente ocorre quando não há orientações corretas ou atitudes imprudentes, mas, geralmente as pessoas costumam se machucar quando excedem na carga ou no nível de movimentos realizados de maneira errada gerando lesões, musculares ou articulares.

 

É preciso atentar para um detalhe: quanto maior a carga e intensidade do exercício, maior deverá ser a atenção para os movimentos, para que eles sejam corretos e atuem somente nos músculos que devem ser direcionados. Apesar que, os acidentes causados em algumas pessoas, geralmente são resultados da imprudência do próprio indivíduo que não ouve as orientações do treinador.

 

Geralmente estendendo o horário de treinos ou o peso sugerido, tudo para atingir seus objetivos de maneira mais rápida, no entanto, vale lembrar que nem sempre os caminhos mais rápidos nos levam a lugares melhores. Nada melhor do que respeitar nossas limitações e seguir aumentando gradativamente conforme nosso desenvolvimento.

 

De qualquer maneira, qualquer tipo de atividade física existe para melhorar o condicionamento do corpo e as reações químicas geradas por determinadas esforços. O CrossFit é uma ótima pedida para quem quer perder gordura e tonificar o corpo, mas é um tipo de exercício que exige um treinador qualificado e um aluno que atende as sugestões.

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