Judô: Emerson Silva vence mais um torneio e aguarda definição sobre seleção brasileira


O judoca piauiense Emerson Silva conquistou, neste sábado (2), em São Paulo (SP), o título do Meeting Nacional de Base Sub-21, que soma pontos no ranking nacional para definição da seleção brasileira em 2019.

O título era suficiente para garantir Emerson na seleção brasileira - mas isso até quinta-feira passada (31), quando a Federação Internacional de Judô oficializou o fim da categoria ligeiro no Mundial Sub-21 da categoria.

Emerson Silva luta na superligeiro masculina (até 55kg). E mesmo que seja o líder do ranking brasileiro, não tem vaga no Mundial Sub-21.

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) foi informada da mudança já com as regras do meeting definidas. A entidade ainda irá definir quais as formas de transição para os judocas da categoria superligeiro, que terão de subir para a categoria ligeiro (até 60kg masculino e até 48kg feminino) para continuarem competindo.

A CBJ tem um problema nas mãos: o meeting pontua em um ranking que não vale mais nada para os superligeiros. Se os atletas soubessem, teriam se inscrito na categoria ligeiro - e se a CBJ soubesse em tempo hábil, talvez nem abrisse disputa da categoria.

No tatame, o piauiense manteve a superioridade ante os seus principais adversários no país. Na decisão em São Paulo, Emerson Silva derrotou Diego Cruz, do Instituto Reação (RJ), por Ippon.


Posts Em Destaque
Posts Recentes