SKATE
Como em qualquer outro esporte, a prática do skate tem seus riscos e nosso objetivo é minimizá-los, oferecendo a oportunidade da prática para quem quiser.
PARA COMEÇAR A PRATICAR
oesqueleto.com.br / projetoclubedoskate.com.br /monstersports.com.br
Como em qualquer outro esporte, a prática do skate tem seus riscos e nosso objetivo é minimizá-los, oferecendo a oportunidade da prática para quem quiser. Para tanto, cabem algumas dicas, abaixo:
1. Lembre-se que você não tem mais 15 anos e qualquer lesão leva mais tempo para ser curada, além de outras responsabilidades que você adquiriu durante a vida, pessoal e profissional, que necessitam de sua atenção e participação ativa.
2. Adquira o equipamento completo: skate, capacete, protetor de punho, cotoveleiras e joelheiras, de acordo com a modalidade que pretende praticar (sugerimos adquirir um longboard, devido às facilidades oferecidas para o aprendizado), em lojas especializadas, aonde você terá a orientação de vendedores-praticantes, e se tiver um amigo praticante, leve-o, pois só ajudará a tornar sua compra mais assertiva.
3. Para o início da prática é adequado um local plano, com baixa ou nenhuma inclinação, aonde você aprenderá os comandos do skate, entendendo como funciona o posicionamento dos pés, conforme a direção que pretende seguir (curva à esquerda, à direita, em frente, frear, etc..), lembrando que o pé traseiro tem grande influência nessa decisão e que os joelhos devem estar sempre flexionados.
4. Para descer ladeiras, comece gradativamente e com trechos curtos, de preferência no final do percurso, e vá aumentando de acordo com a confiança adquirida no comando do skate, sempre realizando o movimento de zigue-zague, mas imitando o formato de rede montada ou o movimento de um pêndulo, subindo e descendo, subindo e descendo, controlando a velocidade e mantendo a segurança.
5. Sempre que for realizar a descida, nunca deixe de observar quem está à frente e quem vem atrás, sempre dando prioridade para a segurança de todos.
6. Prefira a prática em locais que existam outros praticantes, de preferência mais experientes, pois além de poder observá-los, você poderá tirar dúvidas ou pedir orientações, além de fazer novas amizades.
7. Existem diversos locais para prática, mas 03(três) em especial, são ótimos para quem quer começar a praticar o skate: O Parque da Independência, em frente ao Museu do Ipiranga, tem uma ladeira larga de aproximadamente 300 metros de comprimento e com uma extensa área de escape e Parque Villa Lobos, próximo ao CEASA, tem uma pista plana e com leve inclinação e o Parque do Ibirapuera, que além da longa pista que o circunda, tem a Marquise, para quem quer praticar num espaço coberto .
8. Use roupas leves e confortáveis, assim como tênis com sola reta, adequado para a prática, alongue-se, hidrate-se e use protetor solar.